sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

121.TRINDADE: A MAIS ANTIGA FÁBRICA DE CERVEJA


No Convento da Santíssima Trindade dos Frades Trinos da Redenção dos Cativos na Rua Nova da Trindade - Lisboa.
(reconstrução de púlpito no antigo e novo local de refeições)

A construção data do século XIII, mais propriamente de 1294. Do tempo do “rei poeta e lavrador” de nome Dinis e Santa Rainha. Nesta altura já D. Dinis havia estabelecido “as pazes com os bispos portugueses, sendo a concórdia sancionada pelo papa em 1289”. Também foi este rei poeta quem instituiu o ensino da formação em Teologia na cidade olisiponense.

Daí estarem criadas as condições propícias à criação de conventos Contudo, D. Dinis estabelece regras: “As ordens religiosas são proibidas de herdar dos seus professos”;  possivelmente para evitar que se concentrem riquezas, influências e poderes excessivos em instituições religiosas. Além disso D. Dinis estabelece que tabeliães fiquem “proibidos de lavrar escrituras de venda de propriedade a religiosos.” E determina ainda as Inquirições para averiguar quais as terras indevidamente apropriadas, quer pela nobreza, quer pelo clero.

(sala no antigo refeitório dos monges. Imagem gentileza Cervejaria Trindade, desdobrável)
Estabelecidas as principais regras, mudam-se as circunstâncias. O rei e a rainha vão, eles próprios, apoiar a Ordem de Cristo, os franciscanos e várias instituições de assistência social e religiosa, incluindo a criação de um Hospital em Santarém.

É neste contexto de apoio a obras assistenciais que o Convento da Santíssima Trindade dos Frades Trinos da Redenção dos Cativos inicia a sua existência. A função desta Ordem Trinitária, onde se inclui o Convento da Trindade (designação abreviada) não se esgota na redenção dos cativos como consta na sua denominação. A Ordem, originária da localidade de Cerfroid, cerca de Paris, criada por São João da Mata e por São Félix de Valois, atua também na hospitalidade, educação, cuidados nas igrejas e evangelização.
O Convento da Trindade passa por várias provações e é, algumas vezes, destruído: Em 1704 por um incêndio; em 1755, pelo grande terramoto, seguido logo no ano imediato por novo incêndio. Finalmente, em 1834 é extinto, como muitos outros.

Parte do património posto a venda, é comprado por Manuel Garcia, industrial galego. Este empreendedor teve visão de negócio, investindo na primeira fábrica de cerveja de Portugal, no local onde já havia boémia vária, reuniões de grupos e um crescendo número de trabalhadores tipográficos, do correio geral, transportes e comércio e muitos residentes no novo Bairro Alto e Baixa - Chiado.

E a Casa – ex-Convento adquirido pelo industrial galego nunca mais fechou, até à atualidade, tornando-se social e típica. Os espaços do refeitório monacal e alguns outros adjacentes foram decorados por Francisco Ferreira (o “Ferreira das Tabuletas”) apresentando simbologia maçónica, os Quatro Elementos” terrestres, as Quatro Estações (tendo uma sido destruída).Também as imagens representantes da Indústria e do Comércio.

Maria Keil, residente por longos anos na proximidade, também foi chamada a intervir na decoração.
003 Imagem AA. decoração signo maçónico

Falta falar da cerveja e das iguarias apresentadas para este local que serve bem, sem se arvorar em formalidades, apresenta salas entre o típico popular, outras mais chiques e intimistas. As iguarias estão de acordo para uma cervejaria e a uma dieta pró mediterrânica.
E bons apetites em espaços de cultura, memória-oração e retiro.

Tags: Convento da Santíssima Trindade dos Frades Trinos da Redenção dos Cativos, Cervejaria Trindade, património decorativo, património edificado

Fontes:
TRINDADE, Cervejaria, et al. – “A História”, desdobrável s.l; s.d.
Em linha -
-BRANQUINHO Isabel – Aproximação ao Convento do Mosteiro da Santa Trindade de Santarém (1208-1500) - http://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/4423/3/LS_S2_13-14_IsabelBranquinho.pdf

-INÁCIO, Carlos Revez; CABRITA, Fernanda; PEREIRA, Guilherme; SILVA, José António, et al. – “Na Trindade, Nem Sempre Bom Vento, Nem Sempre Convento” in “Congresso Internacional os Trinitários e os Mercedários no Mundo Luso-Hispânico”. Lisboa, 20 a 23 de Julho, 2016 (resumos) - http://antt.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/17/2016/07/2016-07-Resumos-Cong-Trinitario.pdf

 -SILVA, Liliana; João Luís Inglês et al - Ordem da Santíssima Trindade http://fundis.cidehus.uevora.pt/fundo/373/Ordem_da_Santissima_Trindade
-WIKIMEDIA, et al https://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_da_Sant%C3%ADssima_Trindade

Sem comentários:

Enviar um comentário