quarta-feira, 1 de outubro de 2014

19 DA COMUNICAÇÃO: Direta Presencial Mediada e Mediatizada


 “A incomunicabilidade das ideias oprime, quase sempre, o homem, o qual tem tendência para transmitir, a amigos ou a conhecidos, as suas locubrações [sic], as suas alegrias ou as suas mágoas. O desabafo é um fenómeno universal. Quando alguém está descontente ou inquieto procura, instintivamente, um seu semelhante”. (1)

Nas comunicações mediadas ou mediatizadas encontramos, por vezes, ingerências, interferências e deficiências provocadas pelas condições: formais, negociais, políticas, imperfeição de sinal, de regulação, ou simplesmente por inexperiência na utilização das tecnologias.

O termo telecomunicação significa “comunicar à distância” (logo, não presencial) onde entra uma linguagem, um meio e um canal, por onde a voz, o dado e a imagem circulam.

Quanto ao correio, tal como o nome indica, parece derivar de corrida, de um lugar para outro, para onde é preciso entregar a mensagem: carta, bilhete-postal, pacote ou encomenda, livro, papiro, pergaminho, objeto epigrafado, ou simplesmente um objeto simples sem escrita, mas com significado.

Deste modo temos: correio (em português), corriere (em italiano), courrier (em francês), corrieu (em provençal), cursos publicus (em latim). Todas estas expressões significam o curso/corrida/viagem que o carteiro, boletineiro ou mensageiro têm, ou tinham, que efetuar para “entregar a carta a Garcia”

A correspondência retransmitida por terceiros (transmissores não emissores) na forma verbal, não é totalmente fiável. Como diz o ditado popular, “quem conta um conto, acrescenta [ou omite] um ponto”. Como diz Lucinda “[…] continuo a achar que aquela comunicação frente a frente, de olhos nos olhos, seja a melhor e a mais bela, que a todos nos une, desde o berço” (2).

Contudo e hoje em dia, em relação à comunicação mediatizada, nem todos os investigadores concordam com a ideia de que é forçosamente de somenos qualidade. Sullivan et al. (2004), consideram que a dita comunicação mediatizada “[…] é uma comunicação não inferior à comunicação face-a-face, propícia à criação de comunidades de aprendizagem de relações sociais fortes e desempenhos de tarefas comparáveis á comunicação presencial”(3).

Algumas pessoas, por questões, porventura, de timidez e insegurança preferem a comunicação mediada por computadores pelos quais se relacionam com mais à-vontade. De qualquer modo, comunicar de forma direta, mediada ou mediatizada é um direito de cidadania consignado a partir da Carta Internacional dos Direitos Humanos, desde 1948, nomeadamente no preâmbulo e nos artigos 18º e 19º, pelo que convém defender e fazer bom uso destas conquistas, direitos e garantias.
 ------------------
Notas:

(1)              VIANA, Mário Gonçalves - Psicologia do Homem. Porto: Editorial Domingos Barreira, p.16

(2)              Cf. Comunicação com envolvimento in http://comunidade.sol.pt/blogs/alfredoramosanciaes/archive/2014/07/18/13-A-COMUNICA_C700C300_O-E-A-INTERPRETA_C700C300_O-T_C900_CNICA-E-PAISAG_CD00_STICA-NO-ALTO-DO-TREVIM-_9600_-SERRA-DA-LOUS_C300_.aspx#comments, acedido em 24.7.2014. P:S. Lamentamos não ser possível aceder aos comentários nem aos próprios postes da plataforma da comunidade do Jornal Sol, desde há cerca de duas semanas, segundo tudo parece indicar, por inexistência de manutenção da mesma plataforma.

(3)              Cf. Comunicação mediatizada, comportamentos de proximidade e proximidade mediada in http://palfaiate.wikispaces.com/Resumo+Texto++-+Comunica%C3%A7%C3%A3o+Mediatizada,+comportamentos+de+proximidade+e+proximidade+mediada, acedido em 24.7.2014

Fontes:
-Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) - Carta Internacional dos Direitos Humanos / Declaração Universal dos Direitos do Homem, 1948
-Correio in http://it.wikipedia.org/wiki/Cursus_publicus; http://pt.wikipedia.org/wiki/Correio; http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/correio/, acedidos em 24.7.2014


-Comunicação mediatizada, comportamentos de proximidade e proximidade mediada  in http://palfaiate.wikispaces.com/Resumo+Texto++-+Comunica%C3%A7%C3%A3o+Mediatizada,+comportamentos+de+proximidade+e+proximidade+mediada, acedido em 24.7.2014

-VIANA, Mário Gonçalves – Psicologia do Homem. Porto : Editorial Domingos Barreira,  s.d.

-WOLF, Mauro – Teorias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença, Ldª, 1987

Sem comentários:

Enviar um comentário